CÂNCER DE PRÓSTATA

O Câncer de Próstata é um adenocarcinoma, ou seja, ele se desenvolve a partir das células glandulares. O tumor se instala numa área qualquer da glândula, e conforme vai crescendo, ocupa gradativamente ambos os lados da próstata. Pode seguir crescendo, e conforme avança, invade a cápsula que reveste o órgão, chegando posteriormente aos tecidos ao redor.

No início, não costuma apresentar sintomas e, justamente por isso, é importante manter consultas anuais com o urologista, visando uma detecção precoce. Há alguns sintomas que podem ser o alerta para a busca pelo atendimento médico com mais urgência, tal como urinar pouco de cada vez ou em demasiada frequência (principalmente à noite), ejaculação dolorosa, entre outros aspectos que somente médico está apto para identificar os sinais e a necessidade de mais exames.

As informações aqui citadas não substituem o atendimento médico. Caso você esteja com algum sintoma, procure o médico mais próximo.

Cada Câncer se manifesta de uma forma diferente, com sintomas e sinais diferentes. Após o diagnóstico, a equipe de tratamento irá avaliar o estadiamento da doença, planejando o melhor tratamento para você.

Texto escrito por Cíntia Consul.


Referências:
Oncoguia: http://www.oncoguia.org.br/
Inca: https://www.inca.gov.br/

Vencer o câncer: https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata-tipos-de-cancer/o-que-e-9/
AC Camargo: https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/prostata